Moça bonita, sacerdotisa, guerreira e guardiã: assim se define Cunhã-Poranga, a mulher mais bela da aldeia e item 9 do Festival de Parintins.
A disputa, que chega a sua 57ª edição em 2024, ocorre no “Bumbódromo“, na Ilha Tupinambarana, com 21 itens oficiais de cada boi-bumbá. Este ano, o evento acontece entre os dias 28 e 30 de junho.
Na competição, o item 9 é defendido por Marciele Albuquerque no Boi Caprichoso.
Quem é Marciele Albuquerque?
Marciele, de 30 anos, é indígena do povo Munduruku, nascida em Juriti, no Pará, e reside em Manaus há 13 anos. Ela é formada em Administração e ativista.
Ela luta por causas como fome, mudanças climáticas e o futuro da Amazônia. Ela vê no festival uma oportunidade única para promover a conscientização sobre questões ambientais e culturais.
Em outubro de 2023, ela participou da Conferência da Juventude pelo Clima em Roma, promovida pela Food and Agriculture Organization (FAO).
Em setembro, ela participou da Semana do Clima da ONU em Nova York. Sua atuação internacional destaca sua dedicação às questões ambientais e sociais.
Em 2018, Marciele desfilou na Mocidade Independente de Padre Miguel no Carnaval do Rio, em uma ala que homenageava os bois de Parintins.
No Instagram, a Cunhã-Poranga possui mais de 560 mil seguidores, onde compartilha sua rotina e cultura.
No Festival Folclórico de Parintins, Marciele será avaliada por sua beleza, movimentos, simpatia e indumentária, representando o item 9 com excelência.
Além da Cunhã-Poranga, outro item de grande destaque no Festival de Parintins é o Levantador de Toadas, e quem carrega esse título é Patrick Araújo. Esse ano o tema do Caprichoso é “Cultura – O Triunfo do Povo”.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.