O Bumbódromo, construído em 1988, é o palco do Festival Folclórico de Parintins. Em 2013, foi reformado e recebeu novos sistemas de iluminação, som, camarotes e acesso para pessoas com necessidades especiais. Também se tornou um centro cultural da cidade.

A estrutura lembra a cabeça de um boi. A arena é dividida entre as cores azul e vermelho, assim como a Ilha Tupinambarana que respira rivalidade, e possui 25 mil lugares, incluindo arquibancadas, cadeiras e camarotes.

As arquibancadas são dedicadas às torcidas, ou “galeras”, que entram gratuitamente no Festival de Parintins. Eles também contam pontos na apuração final do festival, compondo o item 19.

Atualmente, é possível visitar o local com um guia. Os visitantes passam 40 minutos imersos na cultura folclórica de Parintins através de exposições, murais, esculturas e uma peça teatralizada.

Os grupos de visita são compostos por dez pessoas acompanhadas de um monitor cultural. Entre as atrações estão os murais “Patrimônio em Festa” e “Memória Afetiva dos Bois-Bumbás”, além de esculturas em alto relevo na área externa do Bumbódromo para exaltar os artistas parintinenses.

A visita guiada é gratuita e acontece dentro do Bumbódromo de Parintins. São oferecidas cerca de 800 vagas ao longo de cinco dias, com 160 pessoas por dia agendando previamente pelo portal da cultura.

Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.