O Boi Garantido abriu a terceira noite do 57º Festival Folclórico de Parintins, neste domingo (30), com foco na mensagem de esperança. O fechamento da segunda noite foi com o ritual Huni Kuni.

A proposta do bumbá, sob o tema “Segredos do Coração”, é pregar a transcendência por meio da união entre os povos e do respeito e reconhecimento aos saberes do futuro ancestral.

“O Garantido tem no ritual jeroky, do povo Guarani dos Kaiowá, um exemplo de esperança, mesmo com seu território invadido por fazendas, desmatado e rios destruídos, o Kaiowá renovam esperança e força nas lutas a cada renascer do sol”, explica o Boi da Baixa do São José.

A primeira alegoria da noite, com um módulo de 19 metros, trouxe a imagem de uma Nossa Senhora indígena, assinada por Neide Lopes e Carlos Lopes.

A Porta-Estandarte do Garantido, Livia Cristina, chegou ao Bumbódromo para a terceira noite do Festival de Parintins com uma indumentária com as cores do arco-íris.

O Boi da Baixa do São José trouxe Márcia Siqueira para cantar pela fé, sob argumento de que o bumbá nasceu de uma promessa de Lindolfo Monteverde a Nossa Senhora do Carmo, santa protetora dos parintinenses.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.