Com o tema “Segredos do Coração”, o Boi Bumbá Garantido fecha a primeira noite ao apresentar a formação do mundo pela cultura Sateré Mawé e a preservação da Amazônia, ou “Menina dos Olhos do Mundo”.
Por meio da Lenda Amazônica de “Noçokem”, o Garantido representa o local sagrado no coração da floresta amazônica onde o mundo e tudo que vive nele se originaram.
“Contam os sábios Sateré-Mawé que antes havia somente uma pedra, e nela desenhos de todos os seres que viriam a ganhar vida: plantas, animais e humanos. Sucede que, quando essa pedra se movimentou, a Cordilheira dos Andes se ergueu e deu início a um mundo novo: a floresta encantada surgiu e o tempo passou a ser regido pelos poderes de Onhiamuaçabê, a criadora do mundo Sateré-Mawé”, conta o boi da Baixa do São José.
As Alegorias dos seres da floresta encantada são dos artistas Leandro Oliveira e Juciê Santos, com 18 metros de altura. A do beija-flor é assinada por Francinaldo Guerreiro, tem 13 m.
O fechamento da primeira noite do Garantido também faz homenagem a Lindolfo Monteverde, fundador do bumbá. Tem a proposta de remeter à “tradição folclórica do povo perreché da Baixa do São José, tradição que se repete desde 1913 quando o Boi brincava nas ruas e nos terreiros de Parintins”, diz.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.