O Festival do Futuro transmitiu ao vivo o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Parlatório do Palácio do Planalto.

O evento, que começou às 10h deste domingo (1º), contou com diversas atrações culturais em comemoração a posse do presidente Lula.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Após a transmissão do discurso do presidente e de outros momentos da cerimônia de posse em seis telões distribuídos pela Esplanada dos Ministérios, o evento retornou às 18h30 com o show ‘Futuro Ancestral’ no palco Elza Soares.

Rap e reggae foram alguns dos estilos tocados por nomes como Rael, Drik Barbosa, Ellen Oléria e Fióti. “A arte liberta, a arte cura”, destacou Fióti.

Um dos apoiadores de Lula e participante do evento, o arquiteto Bruno Caniello, de Campina Grande na Paraíba, afirmou que o novo governo representa esperança.

O que representa a posse é a vitória do povo. A volta da democracia para o Brasil e a esperança de um futuro melhor, pois passamos esses quatro anos sem esperança”, afirmou.

Às 19h40, no palco Gal Costa, artistas do pop brasileiro se apresentaram no show ‘Outra Vez Cantar’. Jonny Hooker, Fernanda Takai, Paulo Miklos e Tulipa Ruiz foram alguns dos nomes deste segundo momento.

Trio de amigos goianos, Vitória Neres, Gabriel de Assis e Hosana Alves que vieram de carro para Brasília. Foto: Fernanda Bastos/Portal Norte

Caravanas para o Festival do Futuro

Acompanhando todos os shows, Julia de Oliveira Sartori, desenvolvedora, 26, contou como foi sair de João Pessoa, na Paraíba para assistir a posse de Lula e o Festival do Futuro. O planejamento da viagem começou bem antes da eleição.

“Minha mãe é petista e em fevereiro de 2022 ela comprou as passagens para a posse, pois tinha certeza que o Lula iria ganhar. Fiquei meio receosa, mas deu certo”, ressaltou.

Durante o festival, o Congresso Nacional recebeu uma projeção de luzes com as cores da bandeira do Brasil. Bandeiras de outros estados também foram representadas no prédio.

O evento também conta com diversas homenagens às vítimas da Covid-19.

O trio de amigos goianos, Vitória Neres, Gabriel de Assis e Hosana Alves vieram de carro para Brasília para assistir à posse.

Vitória Neres, 23, auxiliar confecção, destacou o que espera do governo do presidente eleito Lula. “O que eu espero é empatia. […] Pra nós que vivemos tudo na pele com o que ele [Bolsonaro] falou com chacotas e deboches, a gente só quer empatia. Que o nosso presidente olhe pra gente com olhar de esperança, de igualdade”, disse.

Foto: Fernanda Bastos/ Portal Norte

RELACIONADAS

+ Lula recebe faixa dos representantes do ‘povo brasileiro’ em Brasília

+ Em discurso, Lula reassume compromisso de cuidar dos brasileiros

+ Fim do governo Bolsonaro e posse de Lula rendem memes na internet

Hosana Alves, 23, auxiliar de administração, complementou a fala da amiga com suas expectativas para o novo governo. “Eu espero que ele tire a gente do mapa da fome e melhora a qualidade de vida do povo do Brasil”, afirmou.

Hosana ainda falou sobre como foi assistir à posse e ao festival. “Se eu pudesse resumir em uma palavra: surreal. É uma experiência única e todo mundo que tiver a chance de vir algum dia, tem que participar”, disse.

Foto: Fernanda Bastos

Os shows vão até às 4h da manhã desta segunda (2) e muitos apoiadores do presidente Lula continuam chegando ao evento.

As cantoras Duda Beat e Pablo Vitar vão se apresentar na madrugada desta segunda (2), às 1h10 e às 2h10, respectivamente.

Além da música, exposição ‘As Formas da Democracia’, conta com 37 artistas visuais e vai ser inaugurada após o festival, na segunda-feira (2), no Museu Nacional da República.

Segurança

Foram registrados quatro incidentes relacionados à posse nesse domingo. Em uma estação de metrô em Brasília uma sacola plástica suspeita foi coletada pela polícia.

Na entrada do Festival do Futuro um homem foi detido por porte de arma branca e fogos de artifício. Duas mochilas abandonadas foram encontradas pelos agentes policiais, uma na Praça dos Três Poderes e outra perto do Ministério da Aeronáutica. Nenhum dos casos foi confirmada presença de material explosivo.

Até o momento, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal realizou 160 atendimentos de participantes do evento. Somente cinco precisaram de encaminhamento aos hospitais, mas sem gravidade.