Depois da vitória no primeiro Fla-Flu da final do Cariocão 2023, o Flamengo viaja para Quito, no Equador, nesta segunda-feira (3), onde inicia a saga pelo tetra da Libertadores.

A estreia do Rubro-Negro na competição será na quarta-feira (5), contra o Aucas, no Estádio Gonzalo Pozo, às 19h (de Brasília).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A equipe praticamente não teve tempo para descanso e, após o jogo do meio de semana, retorna ao Rio para o clássico decisivo do estadual, no domingo (9).

Esse é o segundo momento do ano em que o Fla se vê diante de confrontos importantes, em um curto espaço de tempo.

Mal começou a temporada 2023 e o Mengão já tinha pela frente três títulos a serem disputados num intervalo de menos de dois meses: Supercopa, Mundial e Recopa.

As derrotas nesses torneios fizeram o Flamengo recalcular a rota, colocando o Cariocão como uma das prioridades, inclusive como avaliação do trabalho de Vítor Pereira.

Contudo, o resultado do primeiro jogo da final, no qual o clube tem a vantagem de perder por até um gol e ser campeão, diminuiu a tensão nos bastidores.

Desafios da estreia: tempo de viagem e altitude

O vice-presidente de futebol, Marcos Braz, considerou tranquilo o grupo que o clube vai encarar nesta primeira fase da competição.

“Acho que dentro do que saiu, o grupo não é ruim. Eu acho que o Flamengo não pode reclamar”, avaliou.

Para o dirigente, que esteve presente no sorteio da Conmebol, o desafio da estreia é o desgaste com o deslocamento até o Equador, no meio das finais do Cariocão.

“Isso é um grau de dificuldade grande, mas que não é só a altitude, também é o tempo de viagem. Para o Equador, são quase 6h20 e isso aí, no meio de uma semana corrida, é bem preocupante”.

Vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, aponta os desafios da estreia na Libertadores – Foto: Reprodução/GE

Primeira fase do Fla na Libertadores

Além do Aucas, o Rubro-Negro enfrenta o Racing (Argentina) e Ñublense (Chile) na primeira fase da Libertadores.

O duelo contra o clube porteño também será uma oportunidade de revanche.

Nos últimos quatro anos, a única final que o Flamengo não disputou foi em 2020, justamente quando foi eliminado nas oitavas pelo clube argentino.

O Mengão poderá fazer história se vencer a Libertadores no Maracanã, já que todas as vezes em que ganhou a competição jogou fora de casa.

Quem é o Aucas-EQU

O Aucas superou o tradicional Barcelona de Guayaquil e ficou com o título do Campeonato Equatoriano de 2022 e assim participar da Libertadores pela primeira vez na história.

Com 78 anos de história, o Aucas vai contar com a altitude ao seu favor nessa estreia na competição.

O estádio onde vai jogar com o Flamengo tem capacidade para cerca de 20 mil pessoas e fica a 2.882 metros acima do nível do mar.

Seu principal rival é a LDU, que ganhou a Libertadores de 2008 contra o Fluminense.

Uma das apostas do elenco é o meio-campo recém contratado, Otero, que tem passagens pelo Atlético-MG, Corinthians e Fortaleza.

RELACIONADAS

+ Com Ayrton Lucas inspirado, Flamengo vence o Flu e abre vantagem na final do Cariocão

+ Botafogo anuncia a contratação do filho de Loco Abreu, ídolo do clube

+ Flamengo enfrenta Racing-ARG na 1ª fase da Libertadores; veja grupos

+ Conmebol homenageia Messi, Argentina tricampeã e Felipão

Fluminense encara o Sporting Cristal, em Lima

O Tricolor também estreia na Libertadores na quarta (5), contra o Sporting Cristal, do Peru.

A partida será no Estádio Nacional, às 21h30 (de Brasília), na capital Lima.

Os demais adversário do Flu são The Strongest (Bolívia) e o tetracampeão River Plate (Argentina).

O grupo do time treinado por Fernando Diniz é considerado um dos mais difíceis, já que enfrenta os líderes dos campeonatos argentino, boliviano e peruano.

O Tricolor é outro que vai encarar a altitude, em La paz. Contudo, apenas no jogo de volta, dia 25 de maio.

A estreia do Fluzão na Libertadores pode ter Lelê e Marcelo entrando em campo.

A delegação voltará do Peru com o foco total na decisão contra o Flamengo, onde terá que reverter a vantagem de dois gols para conquistar seu 33º título.

Próximos compromissos

Os calendários da Copa do Brasil e do Brasileirão foram divulgados na semana passada e reforçam a marantona de Flamengo e Fluminense no mês de abril.

Após a estreia na Libertadores e a final do estadual, o Rubro-Negro volta a campo no dia 13, contra o Maringá, no Paraná, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Três dias depois, no domingo (16), o clube enfrenta o Cuiabá, na primeira rodada do Brasileirão.

O Tricolor também está com a programação definida e estreia na fase de mata-mata da Copa no dia 12, contra o Paysandu, no Maracanã.

No Campeonato Brasileiro, o primeiro jogo do Tricolor será dia 15, diante do América-MG.

Além disso, a dupla Fla-Flu se encontra mais uma vez no próximo domingo (9), no Maracanã, para decidir o campeão estadual de 2023.

O jogo está marcado para às 18h (de Brasília) e será transmitido pela TV Band.

Flamengo e Fluminense voltam a se encontrar no domingo (9), para decidir o campeão estadual de 2023