O Flamengo se prepara para uma sequência insana de partidas importantes.

Além das finais do Campeonato Carioca, o Rubro-negro terá as partidas da fase de grupos.

Outro adversário muito temido no torneio continental será a altitude.

Cabeça de chave do grupo E, o Mais Querido terá duas partidas muito acima do nível do mar, onde a falta de oxigênio será mais uma barreira a ser rompida pelo time de Tite.

Preparação

Pensando no alto rendimento da equipe nos próximos desafios por Carioca e Libertadores, o preparador físico do Flamengo, Fábio Mahseredjian, explicou a metodologia adotada para a sequência de partidas.

“Nós ganhamos, na pré-temporada, a resistência aeróbia, resistência anaeróbia e força. Agora, o objetivo principal é evoluir em termos de potência e velocidade. Sempre pensar em evolução. É claro que aqueles atletas que vêm do DM, precisamos equilibrá-los e fazê-los aumentar sua performance física também, mas para o grupo todo, no geral, evoluir em potência e velocidade”, frisou o educador em entrevista à FLA TV.

Estádio Hernando Siles, em La Paz, está a 3.600 metros acima do nível do mar - Foto: Flickr / @psyberartist
Estádio Hernando Siles, em La Paz, a 3.600 metros acima do nível do mar – Foto: Flickr / @psyberartist

Fábio também falou dos efeitos da altitude em atletas que não atuam constantemente em locais muito acima do nível do mar.

“Nós sabemos do que envolve você jogar em altas altitudes. Quando você é exposto a este tipo de ambiente, você hiperventila. Quando coloca os pés em La Paz, após a abertura das portas do avião, você começa a hiperventilar. Os sintomas agudos dessa exposição começam a aparecer 6 horas após esta exposição. É por isto, que, provavelmente, nós vamos chegar na hora do jogo. Estamos conversando para ver que conclusão podemos chegar e viabilizar toda essa logística.”

Sequência de jogos

Veja as datas das cinco próximas partidas que o Flamengo terá pela frente:

  • Nova Iguaçu x Flamengo (30 de março – Maracanã – Campeonato Carioca)
  • Millonarios x Flamengo (02 de abril – Bogotá – Libertadores)
  • Flamengo x Nova Iguaçu (07 de abril – Maracanã – Campeonato Carioca)
  • Flamengo x Palestino (10 de abril – Maracanã – Libertadores)
  • Atlético-GO x Flamengo (13 ou 14 de abril – Goiânia – Brasileirão)