Sob os olhares do novo técnico Jorge Sampaoli, o Flamengo venceu o Coritiba por 3 a 0, neste domingo (16), no Maracanã, na estreia do Brasileirão.

Ayrton Lucas abriu o placar com um golaço aos 11′ do primeiro tempo. Na segunda etapa, Gabigol ampliou de pênalti (10′) e Pedro fez o terceiro (49′).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O novo técnico do Mengão assistiu o jogo do camarote, ao lado do vice-presidente de futebol do clube, Marcos Braz.

A expectativa com o novo técnico animou a torcida rubro-negra, que marcou presença no Maraca: 42.848 mil pessoas estiveram presentes.

O jogo também teve outro momento especial: o retorno do craque Bruno Henrique, depois uma lesão grave sofrida no Brasileirão, em junho de 2022.

“Foram 10 meses de muita luta e sofrimento. Mas só chega lá no ápice quem quer chegar e passa por todo processo e sacríficio”, ressaltou BH27.

Confira lances do craque BH27 no jogo:

Em função do saldo de gols, a dupla Fla-Flu divide a liderança do campeonato, ambos com a primeira vitória conquistada por um placar de 3 a 0.

O próximo desafio do Mengão será na quarta-feira (19), contra o Ñublense, pela Libertadores, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.

O jogo também será o primeiro de Sampaoli no comando da equipe.

Lances do jogo

Além de desmanchar o esquema de três zagueiros, o interino Mário Jorge apostou numa mudança no ataque, deixando Pedro dessa vez no banco.

O Rubro-Negro começou forçando o erro do adversário no campo de defesa, dando espaço para uma jogada individual decisiva.

Ayrton Lucas mandou uma pancada na lateral da intermediária, aos 11′ e abriu o placar.

Ayrton Lucas marcou o golaço que abriu o placar para o Mengão – Foto: Marcelo Cortes/CRF/divulgação

O árbitro Rodrigo Pereira de Lima fez valer a nova regra de aplicação de amarelo por reclamação, independente da intensidade da cobrança.

E acabou sobrando para Gabigol, que recebeu a infração aos 17′, depois de questionar uma falta em cima de Matheus França.

O Flamengo seguiu se movimentando bem no primeiro tempo, bem diferente do que foi o jogo contra o Maringá, pela Copa do Brasil.

Assista o golaço de Ayrton Lucas no primeiro tempo:

Intervalo

Mesmo sem o trio de zaga, Mário Jorge optou por manter uma marcação alta em cima do Coxa, que estava buscando nos contra-ataques.

O time paranaense investiu R$ 25 milhões no elenco para disputar as competições da temporada, tendo Alef Manga como um dos destaques no setor ofensivo.

Aos 9′, o Coritiba começou a esboçar uma reação, quando Andrey derruba Gérson na pequena área.

Pênalti indiscutível, que o juiz flagrou bem em cima do lance.

Mesmo já tendo sido vaiado no jogo, Gabigol foi bastante aplaudido pela torcida quando pegou a bola para cobrar.

Ele enfeitou, fez o segundo do Fla e encerrou um jejum de dez partidas sem marcar.

O resultado animou o elenco, que vinha sentindo a sequência de três derrotas em competições diferentes, e aumentou a pressão em campo.

Pressão rubro-negra no Maraca deu certo diante do Coritiba – Foto: Marcelo Cortes/CRF/divulgação

O Coxa fez sua jogada mais perigosa aos 32′ do segundo tempo, quando Júnior Urso bateu na entrada da área e Santos defendeu.

Na reta fina, ambos os técnicos fizeram várias alterações, mas uma foi decisiva: a entrada de Pedro no lugar de Gabigol.

O camisa 9 aproveitou o passe errado de Victor Hugo, aos 49′, dominou e fez o terceiro e último gol do Fla, de cavadinha.

O último lance de perigo foi de Bruno Henrique, aos 51′, que recebeu uma bola na entrada da área, tentou girar e dominar, mas deixou escapar.

Resultado inédito do quarteto

Esta foi a primeira vez que os quatros grandes clubes do Rio estrearam o Brasileirão com vitória, desde o início da competição, em 1959.

Os placares foram: Flu 3 x 0 América-MG, Vasco 2 x 1 Atlético-MG, Fogão 2 x 1 São Paulo e Fla 3 x 0 Coritiba.

ESCALAÇÃO

Flamengo

Santos, Wesley Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson e Éverton Ribeiro; Cebolinha (Bruno Henrique), Matheus França (Gabigol), Gabigol (Marinho)

Técnico (interino): Mário Jorge

Coritiba

Gabriel; Natanael, Kuscevic, Chancellor e Victor Luís; Bruno Gomes (Andrey), Liziero e Júnior Urso; William Pottker (Kaio Cesár), Rodrigo Pinho e Alef Manga

Técnico: António Oliveira

A arbitragem foi de Rodrigo José Pereira de Lima, com os assistentes Danilo Ricardo Simon Manis e Karla Renata Cavalcanti de Santana.

RELACIONADAS

+ Sampaoli chega ao RJ e vai ao Maracanã assistir jogo do Flamengo

+ Flamengo desiste de esperar Jorge Jesus e acerta com Sampaoli

+ Fluminense faz grande jogo e vence o América MG, no Brasileirão

+ Apático, Flamengo perde de 2 a 0 para o Maringá pela Copa do Brasil

Apresentação de Sampaoli

O novo técnico do Flamengo, Jorge Sampaoli, será oficialmente apresentado à imprensa nesta segunda-feira (17), no CT do Ninho do Urubu, em Vargem Grande.

No entanto, a assessoria do Mengão ainda não confirmou o horário da coletiva, mas é possível que seja no período da tarde.

Também nesta segunda, Sampaoli vai comandar seu primeiro treino, já visando o jogo contra o Ñublense, do Chile, pela segunda rodada da Libertadores.

Atual campeão, o Flamengo está em terceiro no Grupo A da Libertadores, depois de ter perdido na estreia para o Aucas-EQU, por 2 a 0.

Novo técnico do Fla desembarcou no Rio na manhã deste domingo (16) – Foto: Marcelo Cortes/CRF/divulgação

‘A gente sabe da responsabilidade’, diz argentino

Sampaoli desembarcou no Aertoporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, neste domingo (16), às 9h54 (de Brasília).

Ele chegou cinco dias após confirmada a decisão do português Vítor Pereira, cuja passagem ficou marcada pela perda de quatro títulos e uma Taça Guanabara.

O treinador argentino não falou com a imprensa na chegada e seguiu direto para uma reunião com dirigentes rubro-negros em um hotel na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

A diretoria acertou com Sampaoli enquanto travava uma negociação paralela com Jorge Jesus, atualmente no Fenerbahçe.

O nome do argentino sempre foi o favorito do presidente Rodolfo Landim e se fortaleceu em meio ao interesse de vir para o Mengão, enquanto JJ pediu para que o clube o esperasse até junho.