Na estreia do comando do português Vítor Pereira, o Flamengo venceu com tranquilidade a Portuguesa por 4 a 1 no Cariocão, em jogo disputado neste domingo (15), no Maracanã.
O Rubro-negro contou com a maior parte do elenco principal que atuou na temporada passada, com destaque para o retorno do volante Gérson, após uma passagem de 1 ano e meio na Europa.
Logo no início, a Portuguesa ameaçou com um lançamento do goleiro João Lopes direto para os pés do atacante Edson Cariús, que finalizou nas mãos de Santos, aos 2′.
Já o Rubro-negro teve a primeira finalização aos 8′, num lance de Gabigol.
Três minutos depois, Pedro aproveitou o cruzamento do lateral recém-contratado, Ayrton Lucas, e abriu o placar com um gol de peito.
Após o gol, o Flamengo dominou a posse de bola. Aos 22′, Éverton Ribeiro perdeu a chance de marcar um golaço de cobertura, com o passe impecável de Arrascaeta.
Aos 37′, Gabigol ampliou o placar com um belo chute de pé esquerdo, 2 a 0.
Logo em seguida, a zaga do Flamengo vacilou e Cariús diminuiu a diferença, com um golaço aos 40′.
Na volta do intervalo, o volante Fernandes entrou no lugar de Vinícius Kiss.
Aos 4′, o lateral Watson chutou na rede pelo lado de fora. Mas um apagão na zaga da Lusa acabou deixando Fabrício Bruno livre para marcar o terceiro gol rubro-negro, ainda aos 4′.
A Portuguesa esboçou uma reação aos 21′, quando Charles arriscou um chute direto com perigo pela lateral da trave.
As entradas de Roney, Lucas Santos, Cafu e Gilmar deram mais oportunidades à Lusa.
Vítor Pereira também aproveitou a folga no placar para testar cinco alterações: Varela saiu para a entrada de Matheuzinho (20’do 2T); os chilenos Erick Pulgar e Vidal (29′-2T), que ficaram com as vagas de Gérson e Pedro, respectivamente; Marinho (21’do 2T) no lugar Everton Ribeiro e Everton Cebolinha (21’do 2T), que substituiu Arrascaeta.
O Rubro-negro fechou a goleada aos 40′ com a finalização de Thiago Maia depois do passe preciso de Gabigol.
A vitória mantém o tabu de 38 anos sem perder para a Lusa.
Flamengo x Portuguesa foi jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Carioca 2023, pois o duelo contra o Audax, na última quinta (12), foi antecipado da quinta rodada, devido aos compromissos do rubro-negro no Mundial de Clubes.
Mais de 50 mil torcedores compareceram ao estádio.
Rio 40 graus
O duelo contou com duas paradas técnicas para os jogadores se hidratarem aos vinte minutos de cada tempo, devido ao calor que pairou sob a capital carioca.
Depois de uma sequência de dias chuvosos, a sensação térmica neste domingo beirou os 40° graus.
Novo camisa 10
Com a saída de Diego Ribas, o atacante Gabigol assumiu a camisa 10.
O craque rubro-negro dedicou o primeiro gol da temporada ao ídolo Zico, de quem recebeu a bênção para representar o manto rubro-negro.
Escalação
FLAMENGO: Santos; G. Varela ((Matheuzinho 20’do 2T), David Luiz, Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gérson (Erick Pulgar 29′-2T), Everton Ribeiro (Marinho 21’do 2T) e Arrascaeta (E. Cebolinha 21’do 2T); Gabriel Barbosa e Pedro (Vidal 29’do 2T).
Técnico – Vítor Pereira
PORTUGUESA: João Lopes; Watson, Gerson, Fredson e Yuri; Charles, Vinícius Kiss, João Paulo e Anderson Rosa; Edson Cariús (Gilmar 26’do 2T) e Jean Carlo (Cafu 18′ do 2T).
Técnico – Felipe Surian
ARBITRAGEM: Alex Gomes Stefano e os assitentes Luiz Cláudio Regazone, Gustavo Mota Correia; Lucas Coelho Santos (4º árbitro)
*Só haverá VAR no Campeonato Carioca 2023 a partir da semifinal e nos clássicos.
Público
49.965 pagantes
51.994 presentes
Renda: R$ 1.660,773