Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STTF) na tarde desta quinta-feira (22).
Os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), devem participarda cerimônia. O sucessor de Dino no Ministério da Justiça, Ricardo Lewandowski também confirmou presença.
Cerca de 800 pessoas, entre autoridades, amigos e convidados estarão presentes no evento..
Dino vai ocuapar a vaga pela aposentadoria da ministra Rosa Weber, que se aposentou em setembro de 2023 e receberá 340 processos do acervo da ex-ministra.
O presidente da Corte, Luís Roberto Barroso vai abrir a cerimônia, marcada para às 16h.
O futuro ministro fará um juramento de cumprir a Constituição em plenário e receberá os tradicionais cumprimentos no Salão Branco.
Que é Flávio Dino
Flávio Dino, 55 aos, exerceu cargos nos três Poderes da República, nas esferas estadual e federal. No Judiciário, foi juiz federal por 12 anos, entre 1994 e 2006.
É formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), de onde também é professor desde 1993. Fez mestrado em Direito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e foi professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), entre 2000 e 2002.
Integrou o Conselho da Justiça Federal (CJF) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde ocupou o cargo de secretário-geral. No STF foi juiz auxiliar no gabinete do ministro Nelson Jobim, que está aposentado.
Dino deixou a magistratura em 2006, e na política, exerceu mandatos eletivos. No Legislativo, elegeu-se deputado federal pelo Maranhão para a legislatura de 2007 a 2011. Com o término do mandato, esteve à frente da presidência da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Em 2014, foi eleito governador de seu estado e permaneceu no cargo, após reeleição, até 2022.