Um grupo de pesquisadores está desenvolvendo uma pesquisa com o objetivo de encontrar novos fármacos a partir de três espécies de plantas típicas da flora amazônica na região do médio-solimões, no Amazonas.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A pesquisa vem sendo desenvolvida no município de Tefé, a 449 km de Manaus, e tem o objetivo de desmistificar os poderes terapêuticos das plantas Costus spicatus (pobre velho), Bauhinia rutilans Spruce (escada de jabuti) e Petiveria alliacea (mucuracaá).

As plantas que estão no foco da pesquisa foram pouco estudadas cientificamente na forma de chá, mas são bastante usadas pela população do município no combate a enfermidades como infecções e verminoses

“O chá da folha de C. spicatus é usado no tratamento de infecção urinária e para qualquer tipo de inflamação; O chá do caule de B. rutilans é popularmente usado para o tratamento de verminose. O chá das folhas da espécie P. alliacea é usado na para infecção, dor nos rins, gastrite e auxilia no alívio dos sintomas da gripe”, explica a pesquisadora Elzalina Soares, coordenadora do projeto.

A pesquisa

A pesquisa teve início com a coleta do material, feita na feira municipal de Tefé, e está sendo desenvolvida em duas etapas.

Também são realizados estudos bibliográficos para, em seguida, se obter os extratos por meio de extração aquosa e investigação dos extratos.

“Nessa etapa foi realizada a extração por infusão, ou seja, em formato de chá, devido ser o modo mais próximo utilizado pela população. Iniciamos a investigação química por análise de CCD, devido ser uma maneira mais simples, rápida, barata e eficiente para análise de misturas”, diz especialista.

De acordo com a coordenadora, os trabalhos prosseguem com a análise e isolamento dos extratos.

“São realizadas no computador, identificando possíveis atividades biológicas dos compostos isolados”.

Segundo Elzalina, a equipe espera, como resultado do projeto, identificar compostos com atividade biológica comprovada por testes in sílico. 

_______________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS