Na madrugada desta sexta-feira (20), o Fluminense publicou uma nota após o empate por 3 a 3 com o Corinthians na 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, repudiando a arbitragem da partida.

No comunicado, o Tricolor acusa o árbitro Paulo César Zanovelli de usar “critérios duvidosos”.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O Fluminense afirma que o pênalti marcado para o Corinthians foi “inexistente”.

No lance, o árbitro assinalou carga de Marlon nas costas do jovem Ruan. Fábio Santos converteu a cobrança. 

Assista ao lance:

No lance em questão, Fábio Santos teria chegado atrasado e pisado no pé de Samuel Xavier quando a bola ainda estava em jogo. O árbitro nada deu.

O Tricolor das Laranjeiras declara que Paulo César não assinalou dois pênaltis a favor do Flu.

Em entrevista coletiva após a partida, o técnico Fernando Diniz criticou a arbitragem.

“No campo já parecia tudo muito claro pra gente, tanto é que todo mundo reclamou muito, principalmente no lance do Marlon, no do Samuel estava longe. Mas no lance do Marlon é inconcebível marcar um pênalti como aquele”, declarou o treinador do Fluminense.

O técnico mencionou ainda que a marcação está diretamente ligada à pontuação dos times.

“Não dá pra gente entender como é que uma pessoa consegue mandar com tanta clareza numa disputa com o jogador saindo da área. Então, se encostar na área, é pênalti. Muito estranho. Muito estranho. Nossa pontuação tem muito a ver com a arbitragem”, complementou.

Diniz relembrou outros lances polêmicos gerados pela ótica árbitro.

“O lance no Samuel (Xavier, em pênalti reclamado pelo Fluminense), todo VAR chama para expulsar o jogador. Eu nem acho que deveria ser para expulsão, como já falei anteriormente. Mas chamam. O Fabio (Santos) pisa no tornozelo do Samuel, que está inchado. Fora isso, aos 13 do primeiro tempo já tinha parado cinco ou seis minutos. Ele deu 8 minutos de acréscimos. Deu vários cartões amarelos e duas expulsões. Mas não se insinuou nenhuma vez acelerar o Corinthians para ter jogo. É um problema geral do futebol e a gente fica enxugando gelo. Contra o Vasco, o juiz mandou acelerar uma falta sobre o Cano. Ele saiu mancando e o VAR não chamou”, afirmou Diniz.

Com o empate, o Fluminense ficou na nona colocação no Campeonato Brasileiro com 42 pontos, dois a menos que o Athletico-PR, último do G6.

O Corinthians está na 13ª colocação com 32 pontos, apenas dois acima do Santos, o primeiro da zona de rebaixamento.

Confira nota do Fluminense

“O Fluminense FC repudia a arbitragem desastrosa, vergonhosa e tendenciosa conduzida por Paulo César Zanovelli no jogo desta quinta-feira, no Maracanã. O árbitro usou critérios duvidosos e influenciou diretamente no resultado da partida ao apontar pênalti inexistente em favor do Corinthians e deixar de dar outras duas penalidades, destas vezes existentes, para o Fluminense. Os erros cometidos nesta noite, que provocaram revolta nos atletas e na torcida – só demonstram o longo caminho a ser percorrido até que se chegue ao nível de excelência de arbitragem necessário para garantir o bom espetáculo no futebol brasileiro. O Fluminense espera que a Comissão de Arbitragem da CBF aplique as devidas punições ao quadro de árbitros dessa partida para que casos como esse não se repitam”.

RELACIONADAS

+ Com a cabeça na final da Libertadores, Fluminense recebe Corinthians

+ Al-Hilal publica vídeo de apoio para Neymar nas redes sociais

+ Brasileirão: Vasco termina a 27ª rodada fora do Z-4