O Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta quarta-feira (24), apontou que a insegurança alimentar severa no Brasil caiu 85% em 2023.
Insegurança alimentar é a condição em que as pessoas não têm acesso regular a alimentos suficientes e nutritivos para manter uma vida ativa e saudável.
Em decorrência dessa melhora, 14,7 milhões de pessoas deixaram de passar fome no país em 2023. Além disso, a taxa percentual caiu de 8% para 1,2% da população.
Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o Brasil está progredindo na luta contra a fome.
Ele destacou que em um ano, além do país ter reduzido a insegurança alimentar severa em 85%, 14,7 milhões de brasileiros saíram dessa condição.
Adicionalmente, o ministro expressou confiança de que o Brasil será retirado do Mapa da Fome entre 2023 e 2025.
“No dado referente apenas a 2023, baixamos de 4,2% para 2,8% em um ano. Cresceu a chance de alcançar a média trienal abaixo de 2,5%, o que será um novo recorde mundial”, pontuou.
Aliança global contra a fome
O ministro Wellington Dias participa nesta manhã de uma reunião ministerial do G20 para formalizar a aliança global contra a fome e a pobreza.
Além disso, o evento conta com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Também participarão ministros dos países do G20, países convidados e representantes de organismos internacionais.
Acompanhe:
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.