Uma força-tarefa com as secretarias municipais que irão atuar na reforma do Terminal de Integração 5 (T5) foi montada nesta quarta-feira (1º).

A condução dos trabalhos para as obras no espaço, situado na Zona Leste da cidade, é coordenada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Na tarde desta quarta, uma visita técnica foi realizada no local sob a coordenação do órgão de trânsito, com a presença de representantes de secretarias municipais.

Participaram da visitação a pasta de Infraestrutura (Seminf), Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e Limpeza Urbana (Semulsp), e a Guarda Municipal.

A data de início dos trabalhos de reforma do T5 bem como o período que deve durar a intervenção não foram informados pela Prefeitura.

Reforma do T5

Segundo o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, o espaço conta com gargalos que precisam ser resolvidos com a reforma proposta pela gestão municipal.

“Nós temos alguns pontos nos terminais que têm uns problemas e em um deles é a questão da área de embarque e desembarque, que tem bancas que foram construídas e não tínhamos dado uma destinação”, contou Martins.

Terminal de Integração fica localizado na Zona Leste da cidade - Foto: Karol Silva/IMMU
Terminal de Integração fica localizado na Zona Leste da cidade – Foto: Karol Silva/IMMU

O outro problema citado pelo gestor é a questão dos banheiros, que estão depredados, e a falta de espaço destinado aos trabalhadores da limpeza pública.

“Nós conseguimos um local para acomodação dos trabalhadores da limpeza pública que a partir de agora terão um espaço para guardar o material utilizado no serviço e cuidar desses banheiros com mais tempo”, comemorou.

RELACIONADAS

+ Terminal 2 será reformado a partir de março deste ano em Manaus

+ Manaus lança edital de transferência de Rodoviária para Terminal 6

+ Paradas no Terminal 1 e estações de transferências serão alteradas a partir da próxima terça-feira, em Manaus

Durante a inspeção, a equipe identificou algumas áreas que exigem uma reforma mais abrangente, tais como a cobertura, banheiros, adaptação dos boxes e bancas, sinalização viária e reforço do pavimento asfáltico.

Camelôs e ambulantes irão receber treinamento da Visa Manaus - Foto: Karol Silva/IMMU
Camelôs e ambulantes irão receber treinamento da Visa Manaus – Foto: Karol Silva/IMMU

Bancas de venda

Outra situação observada pela equipe foi a questão dos trabalhadores que têm bancas de vendas no terminal.

A prefeitura tem o objetivo de treinar e capacitar esses permissionários para oferecer um serviço de qualidade e alimentos com os cuidados necessários para venda.

Os trabalhadores, camelôs e ambulantes, deverão receber capacitação de boas práticas de manipulação de alimentos, conforme a vigilância de alimentos da Visa Manaus.

Segurança

Em relação à segurança pública no terminal, o IMMU contará com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar que terão uma estrutura de câmeras de monitoramento de todo o terminal 5.