Uma fórmula cosmética contendo extrato de guaraná, fruto típico da Amazônia, se mostrou eficaz na redução da oleosidade excessiva e promoção das condições normais de hidratação da pele e cabelos.

O estudo, que deu origem à formula, é da farmacêutica Marcella Gabarra Almeida Leite, com orientação da professora Patrícia Maia Campos, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP. 

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo Marcella, o uso de produtos com extrato de guaraná em suas formulações, além de reduzir a oleosidade sem causar danos à fibra capilar ou à pele, promove diminuição do tamanho dos poros e de fatores associados à formação de espinhas.

“Nós percebemos uma diminuição no número de porfirinas, que são metabólitos da bactéria Cutibacterium acnes, aquela relacionada à formação de espinhas e de outros problemas envolvendo a oleosidade”, disse.

_______________________

RELACIONADAS

Curativos para serem usados no tratamento do câncer de pele estão sendo desenvolvidos por pesquisadores do Amazonas

Confira lesões de pele mais comuns relacionadas a casos de Covid-19

+ Banho quente é inimigo da pele, diz especialista; saiba mais

_______________________

O uso da fórmula manteve a fibra capilar com a maleabilidade e sem ressecamento, bem como os níveis de oleosidade normais na pele, que mantiveram o equilíbrio, conforme as pesquisadoras. 

Para a professora Patrícia, utilizar extrato de guaraná no combate da oleosidade representa um passo importante para o desenvolvimento sustentável.

___________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS