O Dia Nacional do Forró é comemorado nesta terça-feira (13), em data comemorativa do calendário brasileiro. A data escolhida faz referência ao nascimento do seu principal representante, o cantor, compositor e sanfoneiro Luiz Gonzaga.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A data foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da República, pela Lei Nº 11.176, de 6 de setembro de 2005, a partir de sugestão da então deputada federal Luiza Erundina.

Conforme a Unidade Federal do Cariri (UFCA), devido à grande importância do forró, como um gênero musical que se relaciona fortemente com a cultura brasileira, a Associação Cultural Balaio do Nordeste, do estado da Paraíba, solicitou em 2011 a sua patrimonialização.

Forró brasileiro

O forró é um grupo de estilos musicais de origem nordestina, do qual fazem parte o baião, o xaxado, o chamego, o coco e o xote.

A música deu origem a festas e a um tipo de dança que também levam o nome de forró.

Para celebrar a representatividade do ritmo para a cultura brasileira, comemora-se no dia 13 de dezembro o Dia Nacional do Forró.

A data foi escolhida por uma razão mais do que justa: é aniversário de Luiz Gonzaga do Nascimento, o Rei do Baião. Pernambucano da cidade de Exu, Gonzaga deixou canções que retratam a pobreza, as injustiças e os valores do sertão nordestino:

RELACIONADAS

+ Nicki Minaj faz 40 anos; veja as 10 músicas mais tocadas no Brasil

+ Decretos Reais: álbum póstumo de Marília Mendonça ganha volume 2; veja

+ Anitta divulga EP surpresa só com músicas em português; ouça faixas

Bandas forrozeiras de Manaus

Em Manaus, o ritmo se faz presente no dia a dia dos manauaras, tanto em casa, como no comércio – usada como playlist – e nos shows e festas.

De acordo com o Spotify, as principais bandas forrozeiras de Manaus que têm as músicas mais tocadas são;

  • Luciano Kikão.
  • Forrozão Já Kero.
  • Rabo de Vaca.
  • Toinho & Forró Show.
  • Banda Xaxado.
  • Dj Evandro Jr.
  • Xiado da Xinela.