Uma pesquisa desenvolvida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) constatou que resíduos do pó do guaraná e da semente do açaí são benéficos à cicatrização e favorecem a desaceleração do envelhecimento da pele, impactando diretamente na incidência e prevalência de feridas difíceis de cicatrizar.

A pesquisa foi desenvolvida pela doutora Ednea Ribeiro, a partir de projeto intitulado “Desenvolvimento biotecnológico à base de resíduos do pó do guaraná e da semente do açaí”.

De acordo com Ednea, o estudo aponta que muitos subprodutos gerados pelo uso de frutos amazônicos têm potencial econômico e podem gerar receitas adicionais aos produtores e também auxiliar na saúde e longevidade humana.

“O envelhecimento leva a uma desestruturação da pele, e com isto idosos acabam desenvolvendo uma série de disfunções, incluindo maior dificuldade de cicatrização e regeneração”, sintetizou a pesquisadora.

___________________________________

RELACIONADAS

+ Inpa desenvolve iogurte que atua na prevenção de doenças gástricas

+ Inpa oferece nove vagas em seleção para mestrado em Agricultura no Trópico Úmido

+ Fapeam estimula fixação de mestres e doutores no interior do Amazonas

___________________________________

O efeito do extrato combinado guaraná-açaí foi avaliado em cultura de células da pele humana. Além disso, estudos complementares também foram conduzidos com óleos combinados e processados de copaíba e andiroba, que já são amplamente utilizados em preparações dermatocosméticas e que podem também ser utilizados junto ao extrato de guaraná e do açaí.

Grande parte dos resultados do estudo já foi publicada sob a forma de resumos em eventos científicos, artigos de jornais e revistas, entre eles o “Journal of Cosmetic Dermatology”, disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31343815/.

O estudo acerca da combinação do efeito do extrato do guaraná e açaí na cicatrização testados em células humanas e em minhocas também está sob avaliação para a publicação na revista “Food Research Internacional”. 

___________________________

ACESSE TAMBÉM

As mais lidas do dia

 

Pix: Operações noturnas terão limite de R$ 1 mil a partir desta segunda-feira

 

Grupo armado invade residência e mata homem no bairro Santo Agostinho, em Manaus

 

Embalada pelo eletrizante placar, Prefeitura libera torcida para o próximo jogo do Manaus FC pelo Brasileirão

 

Sine AM oferece 158 vagas de emprego para esta segunda

 

Deputado Roberto Cidade assume presidência do Partido Verde no Amazonas