O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) comentou ao Portal Norte, nesta sexta-feira (16), sobre a fuga no presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Petecão disse que o fato é preocupante e “abre um precedente perigoso”.
“Nós acreanos lamentamos, porque eram dois presos do Acre que foram transferidos para o presídio federal e, infelizmente, houve essa fuga. Isso preocupa a todos nós e abre um precedente muito perigoso”.
A fuga dos detentos é a primeira registrada em uma penitenciária de segurança máxima. O país conta com cinco presídios de segurança máxima sob coordenação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça. As unidades estão situadas em Mossoró (RN), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Distrito Federal.
O senador disse que espera que a Comissão de Segurança Pública do Senado Federal possa contribuir para que sejam “corrigidos os erros que ainda existem no sistema penitenciário”.
Petecão, que preside a Comissão, disse também que vários parlamentares já apresentaram requerimentos convidando membros do ministério da Justiça para tratar sobre a repercussão nacional da temática.