A funkeira Valéria Santana, conhecida por MC Bandida, fez um protesto inusitado nesta quarta-feira (5). Posando de biquíni em frente ao Congresso Nacional, ela se manifestou contra a “PEC das praias”, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe a transferência de terrenos da Marinha à beira-mar para estados, municípios e particulares.
“Hoje foi dia de protesto”, escreveu nas suas redes sociais. “Diga não a PEC 03/2022”, acrescentou a artista.
O assunto ganhou maior repercussão após a troca de farpas entre Neymar e Luana Piovani. A atriz acusa o jogador de futebol de ter interesse na emenda constitucional por causa de um acordo entre ele e a incorporadora Due, que pretende construir um empreendimento turístico no Nordeste.
No dia 18 de maio, Neymar anunciou parceria com a incorporadora na construção do chamado “Caribe Brasileiro”. O projeto prevê 28 empreendimentos nos litorais de Pernambuco e Alagoas. Após resgatarem o vídeo, internautas disseram que o jogador estaria apoiando o projeto por interesse numa possível privatização de praia. Neymar e a empresa negam.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), relator da proposta, defendeu o texto, em suas redes sociais. O parlamentar afirmou que “andam inventando que praias serão privatizadas” e atribuiu a narrativa a “malucos de esquerda”.