Um sistema climático que se forma no Oceano Atlântico ao norte de Porto Rico pode atingir a costa leste da Flórida como um furacão no fim desta semana, disse no domingo (6), o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Segundo o centro, a área de baixa pressão poderia se tornar uma tempestade tropical ou subtropical no início desta segunda-feira (7).
A previsão é de que o sistema se aproxime de partes das Bahamas e da costa da Flórida com a força de furacão entre quarta (9) e quinta-feira (10), cerca de seis semanas depois que o furacão Ian atingiu a costa e devastou partes do sudoeste da Flórida.
O governador do Estado, Ron DeSantis, alertou no domingo os moradores para que estivessem preparados.
“Aparentemente, a temporada de furacões ainda não terminou”, disse o vice-diretor interino do NHC, Mike Brennan.
Segundo ele, a escala do sistema é muito grande, o que significa que provavelmente afetará uma área ampla, não importa para onde o centro da tempestade vá.
A expectativa é de que aeronaves caçadoras de furacões voem pelo sistema em desenvolvimento nesta segunda-feira para explorar melhor a sua formação.
RELACIONADAS
+ Furacão Ian deixa 35 mortos e 10 mil desaparecidos nos EUA
+ Furacão Ian devasta Florida deixando 21 mortos
+ Furacão Ian deixa cenas de destruição na Flórida
+ Furacão Ian atingiu pela primeira vez o Sudoeste da Flórida
+ Furacão Ian destrói casas e deixa 2 mortos na Flórida
Até o momento, as previsões indicam que a tempestade será significativamente mais fraca do que o Ian, que atingiu a Flórida como um poderoso furacão de categoria 4 e deixou cerca de 130 mortos.
“Independentemente do desenvolvimento, há um risco crescente de inundações costeiras, ventos com força de tempestade tropical, chuvas e ondas fortes e erosão nas praias ao longo de grande parte da costa sudeste dos Estados Unidos, da costa leste da Flórida e partes das regiões central e noroeste Bahamas”, disse o centro.
Embora o pico da temporada de furacões geralmente ocorra em meados de setembro, a temporada vai até novembro.