Márcio França, atual ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, concedeu entrevista ao Grupo Norte de Comunicação durante a Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), em Manaus (AM), no último dia 1º de março.

Banner Obras Acre 300x225

O quadro Norte Entrevista aborda diferentes assuntos, com a presença de famosos, autoridades e anônimos.

Durante a entrevista, Márcio falou do crescimento das pequenas empresas e dos próximos projetos federais para incentivar o financiamento e acordar dívidas desses pequenos empreendedores.

França foi ministro dos Portos e Aeroportos em 2023.

Veja entrevista completa:

x

Destaques

‘Desenrola’ para Pessoa Jurídica e nova linha de financiamento

“Manaus tem quase 200 mil empreendedores pequenos, MEIs. O presidente Lula criou um ministério especial porque ele quer fazer um ‘desenrola’ para a Pessoa Jurídica, e vai ser feito agora no mês de março.

E depois uma linha de financiamento toda especial para todo mundo que for pequeno, com um juro bem baixo para atrair as pessoas para dentro desse sistema.

Do ponto de vista dos negócios, é evidente que aqui em Manaus, todo o Amazonas, tem muito mais pequenos empreendedores do que grandes indústrias”.

Trabalho em conjunto com o governo estadual

“Nós falamos com o governador Wilson, vamos fazer com as prefeituras. A ideia é que a gente faça em conjunto, porque as pessoas, especialmente o pequeno [empreendedor], que tem muita dificuldade de financiamento, de linha de crédito.

Estamos com um aporte financeiro para que essas pessoas possam ter financiamento mais ‘barato’ que na linha bancária normal”.

Crescimento dos pequenos empreendedores

“O futuro do país está nas pequenas empresas, porque as grandes disputam internacionalmente, mas as pequenas é que geram muito emprego. Então, o presidente criou esse ministério especificamente para ajudar essas pessoas”.

PIB

“Foi um ano muito positivo, a inflação caiu, o juro caiu e vai continuar caindo. Isso vai permitir que as pessoas invistam mais.

A nossa expectativa é que continue crescendo assim, o Brasil cresceu em média 10x mais que o restante do mundo no mercado exterior”.

Perspectivas para 2024

“É um ano especial porque tem eleições municipais, então o Congresso vai ter que ser mais rápido ainda, porque geralmente vai até julho, agosto, depois começa aquele processo eleitoral.

A expectativa é muito positiva, porque os nossos encaminhamentos vão ser todos feitos agora, março, abril e maio. Aprovado, a gente já coloca em prática”.