A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas –Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) lançou, nesta terça-feira, 24, nota técnica sobre as ações de Vigilância da Hepatite aguda de etiologia a esclarecer.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

O objetivo da nota é orientar os profissionais de saúde do estado e também esclarecer os aspectos fundamentais para as Vigilâncias Epidemiológicas e Laboratorial na definição e investigação dos casos suspeitos de hepatite aguda.

De acordo com o diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, todos os casos suspeitos, que atendem às definições do Ministério da Saúde, devem ser notificados pelo serviço de saúde em até 24h. 

“Mesmo o Amazonas não tendo casos de hepatite aguda de etiologia a esclarecer, é importante que os profissionais de saúde fiquem atentos para as definições de casos, conforme estabelecido na nota”, ressalta Daniel.

______________________________________

RELACIONADAS

+ Adenovírus 41 é o possível causador da hepatite misteriosa que já infectou mais de 160 crianças na Europa; conheça os sintomas

+ Especialista alerta sobre hepatite misteriosa que atinge crianças e avança na Europa

+ OMS confirma 169 casos de hepatite aguda de origem desconhecida

______________________________________

Hepatite 

O Reino Unido notificou à Organização mundial da Saúde (OMS) sobre 10 casos de hepatite aguda grave de etiologia esclarecer em crianças menores de 10 anos previamente saudáveis na Escócia, no dia 5 de abril deste ano.

Em 15 de maio deste ano, 429 casos prováveis de hepatite aguda de etiologia a esclarecer foram notificados em 22 países, em crianças menores de 17 anos. Destes, 26 necessitam de transplante hepático. Todos foram negativos para Hepatites Virais A, B, C, D e E. A etiologia ainda está em investigação.

_______________________________________

 ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS