A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) está recomendando que a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 seja antecipada. O avanço da variante Delta preocupa e o assunto deve ser debatido em reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19 nesta sexta-feira, 20.

O pedido de antecipação está sendo feito através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do Amazonas, órgão que faz parte da estrutura da FVS.

A demanda foi encaminhada ao CIEVS do Ministério da Saúde após o surgimento de seis casos de Covid de infecção pela variante Delta no estado. 

O CIEVS também pede a intensificação da primeira dose da vacina em adolescentes acima de 12 anos e um preparo da rede de saúde para um possível aumento exponencial de casos de Covid-19 por meio da Delta.

Outras 11 recomendações também foram feitas. Entre eles, monitorar estoques de medicamentos e insumos de UTIs, como oxigênio.

Também está sendo recomendada a vigilância em portos, aeroportos e rodoviárias da capital e do interior, bem como testagem e rastreamento das pessoas com a doença.