O Brasil divulgou o calenário de reuniões da Cúpula dos chefes de Estado e de Governo, que será realizada em novembro de 2024, no Rio de Janeiro. 

As reuniões do G20 acontecerão em 13 cidades brasileiras com o objetivo de ampliar a discussão em torno dos temas, destacando a diversidade, economia e riqueza cultural do país.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Serão mais de 120 eventos distribuídos em diferentes cidades-sede do país. No cronograma estão incluídas 93 reuniões técnicas, 26 videoconferências, 10 encontros de vice-ministros e 23 reuniões ministeriais. 

As reuniões das maiores economias do mundo terão início entre os dias 11 e 15 de dezembro no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

No dia 13, o Grupo se reúne para debater temáticas de interesses para os países em duas frentes de discussão.

A Trilha de Sherpas, composta por 15 grupos de trabalho, duas forças-tarefa e uma Iniciativa, são as lideranças dos países responsáveis pelas discussões e acordos até a cúpula final com chefes de Estado e de Governo.

A Trilha de Finanças, formada por sete grupos técnicos e uma força-tarefa, trata de assuntos macroeconômicos estratégicos.

Serão realizadas 19 reuniões por videoconferência nos meses de janeiro e fevereiro. 

Nos dias 21 e 22 de fevereiro será realizada a primeira reunião dos chanceleres do G20, no Rio de Janeiro, de forma presencial, liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Nos dias 28 e 29, o ministro da Fazenda Fernando Haddad coordena a reunião ministerial da Trilha de Finanças, em São Paulo.

Confira o calendário completo:

RELACIONADAS

+ Governo anuncia 13 cidades-sede que irão receber reuniões do G20

+ G20: Brasil assume a presidência do grupo e lança site trilíngue