Durante pronunciamento na reunião de instalação da Comissão Nacional do G20, realizada nesta quinta-feira (23) em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que as temáticas da desigualdade, fome e pobreza serão assuntos prioritários a serem discutidos no evento. 

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

“Não é mais humanamente explicável o mundo tão rico, com tanto dinheiro atravessando o Atlântico, e a gente ter tanta gente ainda passando fome”, afirmou Lula em seu discurso.

A questão climática, transição energética e governança mundial também serão temas de relevância, afirmou o presidente.

“A gente vai ter aqui no Brasil uma reunião histórica para o nosso país e uma reunião que eu espero que ela possa tratar dos assuntos que são os assuntos que nós precisamos parar de fugir e tentar resolver”, concluiu Lula.

Participaram da reunião, entre outras autoridades, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira;  o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Barroso; o ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores  e Roberto Campos, do Banco Central.

Antes de passar a palavra para o ministro Mauro Vieira, Lula finalizou: “é o evento mais importante que nós estamos sediando. Eu acho que é mais importante, do ponto de vista político, do que uma Copa do Mundo”.

RELACIONADAS

+ Lula instala Comissão Nacional do G20

+ Presidência brasileira no G20 priorizará combate à fome e às mudanças climáticas