O presidente Lula falou durante a abertura da Cúpula do G20, neste sábado (9),em Nova Déli, na Índia. Lula disse que os países mais ricos que contribuem “historicamente” mais para o aquecimento global, precisam arcar com mais recursos para o combate.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Lula explicou também que as consequências das mudanças climáticas afetam mais aos grupos mais vulneráveis: “São os mais pobres, mulheres, indígenas, idosos, crianças, jovens e migrantes, os mais impactados.”, disse.

O G20 reúne representantes de 19 países e da União Europeia, nações representam cerca de 80% da economia global. O presidente reforçou a cobrança voltada aos países ricos:

“Desde a COP de Copenhague, os países ricos deveriam prover 100 bilhões de dólares por ano em financiamento climático novo e adicional aos países em desenvolvimento. Essa promessa nunca foi cumprida”.

No final cúpula, no domingo (10), o Brasil receberá de forma simbólica o comando rotativo do bloco. O Brasil vai presidir o G20 pela primeira vez desde a criação do grupo, em 1999. O Brasil ficará à frente do Grupo de dezembro deste ano a novembro de 2024. O Rio de Janeiro será a sede da cúpula do grupo em 2024.

RELACIONADAS

+ G20: Lula chega à Nova Delhi, confira a agenda do presidente