“Não foi a despedida que queríamos ou merecíamos”, disse Mara Souza, ao anunciar sua remoção do personagem “Mãe Catirina” pelo Boi-Bumbá Garantido. A acadêmica de dança se despediu da nação vermelha e branca nesta quinta-feira (13) pelo Instagram.
No anúncio, a ex-Mãe Catirina disse que recebeu a notícia de sua saída da agremiação “recentemente” e direcionou apelo aos novos intérpretes. Até o momento, não há oficialmente o nome dos novos integrantes, apenas especulações na internet.
Direcionada a eles, Mara pediu para que os novos ocupantes “fujam da caricatura” dos personagens, como retratados antigamente. Em 2023, o Boi Garantido inovou dando destaque aos personagens, que até então passavam despercebidos na arena.
Relembrando o momento histórico, Mara também pediu para que o item volte a concorrer no item “coreografia”, como na edição passada. Mesmo que não sejam avaliados individualmente, os personagens realizaram uma participação especial no item 20, com a música tema ao lado do grupo de dança Gandhicats.
Mãe Catirina e Pai Francisco valem ponto?
Não, a interpretação dos personagens não conta ponto na arena, como a “Sinhazinha” e o “Amo do Boi”, por exemplo. Apesar de participarem o “auto do boi” ao lado dos dois itens, não contribuem com nota à agremiação. Veja quais são os 21 itens de avaliação.
Em contrapartida, a presença dos personagens é obrigatória, passível de penalidade, caso não entrem no espetáculo.
Os personagens contam a história da morte e ressurreição do boi, morto para saciar os desejos de grávida de Catirina. Francisco abate o animal preferido da “Sinhazinha” e lhe arranca a língua. Diante da morte do touro, o “Amo do Boi”, dono da fazenda, contrata um pajé para ressuscitá-lo.