O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha regulamentou o uso de cartões de crédito e débito para pagamento em ônibus. A medida consta na publicação, desta sexta-feira (14), do Diário Oficial do DF (DODF).
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalvez serão necessários 15 dias para habilitar os validadores dos cartões para efetivar de vez o novo jeito de pagar.
Pagamento
De acordo com a norma do Governo do DF (GDF), os validadores aceitarão cartões de crédito e débito desde que os mesmos tenham a função de aproximar, além destes os passageiros também podem usar smartwatches, relógios inteligentes com os cartões cadastrados.
Ademais, com a transição que ocorrerá nos veículos de transporte coletivo o dinheiro não será mais aceito, dando vez a um pagamento cada vez mais digital. Entretanto, não será apenas uma mudança na forma de pagamento, pois o serviço dos cobradores pode também estar ameaçado.
Portaria 118/2023 do GDF
Em junho de 2024, o GDF publicou a Portaria 118/2023 que instaura a nova forma de adquirir passagens de ônibus no estado. De acordo com o governo, a transição ocorrerá de maneira gradual para que com o tempo os passageiros se adaptem ao novo modelo.