O general Carlos Alberto Mansur foi exonerado do cargo de secretário de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), conforme divulgação do Governo do Amazonas, no início da noite desta terça-feira (29).

A decisão ocorre após a deflagração da operação Comboio, realizada nesta manhã, que apura suposta organização criminosa na alta cúpula da pasta estadual.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Por meio de nota, a gestão estadual informou que a exoneração do militar ocorreu para que “não haja qualquer tipo de interferência nas investigações”.

Além de Mansur, conforme o governo do Amazonas, outros servidores efetivos investigados na operação também foram “imediatamente afastados das funções que ocupavam” e os comissionados exonerados dos cargos.

Além de Mansur, servidores efetivos foram afastados e comissionados exonerados – Foto: Antônio Lima/Secom

Confira a nota na íntegra:

O Governo do Amazonas informa a exoneração do Secretário de Estado de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, com o objetivo de que não haja qualquer tipo de interferência nas investigações coordenadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Estado e Polícia Federal, que resultaram na operação Comboio, deflagrada nesta terça-feira (29/08).

O Governo do Estado destaca que os servidores efetivos, também investigados e alvos da operação, foram imediatamente afastados das funções que ocupavam e as demais providencias administrativas serão adotadas a fim de esclarecer os fatos. Já os servidores comissionados foram exonerados dos cargos.

Por fim, o governo reforça que está auxiliando nas investigações, prestando todas as informações necessárias e que não compactua com quaisquer irregularidades ou atos ilícitos cometidos por servidores públicos.

Organização criminosa

O Procurador Geral do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), Igor Starling Peixoto, afirmou que existe a formação de uma organização criminosa dentro da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Foi durante a coletiva de imprensa na sede do MP-AM, nesta terça-feira (29), em que novos detalhes da investigação “Operação Comboio” foram revelados. A ação apura crimes de corrupção envolvendo a alta cúpula da secretaria.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Carlos Alberto Mansur, é investigado.

RELACIONADAS

+ ‘Há formação de organização criminosa na SSP-AM’, diz MP após ‘operação Comboio’

+ PF e MP realizam operação contra agentes públicos da SSP-AM em Manaus