Na madrugada desta segunda-feira (15), o vice-presidente Geraldo Alckmin participou da posse do presidente eleito da Guatemala, Bernardo Arévalo e sua vice Karin Herrera.

A cerimônia ocorreu após ressistência da oposição do governo que atrasou a posse, causando protesto a favor do novo presidente, na Praça da Constituição na Cidade de Guatemala.

Segundo Alckmin, “o processo eleitoral na Guatemala sofreu sérias ameaças, mas a democracia prevaleceu”.

No domingo, autoridades assinaram uma declaração em apoio ao novo chefe de estado, e o vice-presidente afirmou que a Guatemala teve “uma eleição justa, livre e transparente, acompanhada por observadores internacionais e refletindo a livre manifestação de vontade do povo guatemalteco”.

“A democracia mostrou sua força na Guatemala, eo respeito pelo resultado sufragado nas urnas beneficia toda nossa região”, completou Alckmin.

Reunião com autoridades

Alckmin reuniu-se com o representante da União Europeia, Josep Borrell e com a chanceler do México, Alicia Ibarra. O vice-presidente também conversou com Karin Herrera a vice-presidente eleita pelo povo da Guatemala.

“Fomentar iniciativas de colaboração internacional com os países da América Central e do Caribe é uma das prioridades do governo brasileiro. Dentre esses, sobressai a Guatemala, com mais de 18 milhões de habitantes e localização estratégica”, disse Alckmin.