Belém recebe neste fim de semana, nos dias 12 e 13 de outubro, as procissões do Círio de Nazaré 2024. A festividade, que começou no último dia 8, celebra sua 232ª edição com o tema “Perseverar na oração com Maria, Mãe de Jesus”.
A festa católica acontece sempre no segundo domingo de outubro, e todos os anos, milhões de fiés percorrem as ruas centrais de Belém, ao redor da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
Durante o percurso, a imagem é levada em um carro oficial, que é seguido por outros motoristas e ciclistas pela Rodovia BR-316, passando também por várias ruas e avenidas até chegar à Igreja Matriz de Ananindeua, atual Santuário Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa.
O tema faz alusão ao Ano da Oração, convocado pelo Papa Francisco em preparação ao grande Jubileu da Igreja Católica, marcado para 2025.
O SBT Pará, em sua cobertura especial, preparou uma transmissão detalhada para conectar espectadores de todo o Brasil e do exterior aos mais de dois milhões de fiéis que participam da procissão.
O Círio de Nazaré é tradição brasileira
O Círio de Nazaré é o maior evento católico do Brasil e um dos maiores do mundo, reunindo milhões de devotos durante os dias do evento.
A celebração foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
A imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Brasil, representa fé, devoção e esperança para milhões de fiéis. Durante o Círio, muitos aproveitam para intensificar suas orações e enviar mensagens de paz, amor e proteção a familiares e amigos.