O Google vai excluir no próximo mês contas que nunca foram usadas ou que não realizam login há dois anos. Além do perfil em si, todos os conteúdos vão ser deletados.

A decisão foi anunciada pela empresa em maio deste ano.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Ao ter uma conta Google desativada, o endereço de e-mail fica indisponível, além de o usuário perder todos os arquivos dos apps do WorkSpace, como Drive e Gmail, e as imagens do Google Fotos.

A única exceção são as contas do Youtube que foram logadas com o perfil do Google, essas não vão ser removidas.

O motivo para essa exclusão generalizada seria para evitar golpes e ataques cibernéticos, já que atacar contas que estão há muito tempo sem uso é mais fácil.

Abaixo, veja dicas de como evitar que sua conta seja excluída em dezembro:

Conecte-se ao perfil

Como o Google vai excluir contas que estão inativas há muito tempo, você pode evitar isso de uma maneira: basta acessar a conta e utilizar algumas de suas funções.

Nesse caso, basta ir no site accounts.google.com e, no espaço de login e senha, preencher com a sua conta que pode estar perto de ser excluída.

Depois, é só clicar no ícone de nove pontos que aparece no canto superior direito da tela e selecionar o Gmail para acessar os e-mails.

Na caixa de entrada, é importante conferir se não há mensagens informando sobre a inatividade da conta. Se não houver avisos, já é possível ficar mais tranquilo.

RELACIONADAS

+ Google, Amazon e Microsoft dizem ter sofrido maior ataque hacker da história

+ Contas inativas do Google serão excluídas a partir de dezembro

Acesse alguns serviços da conta

Caso tiver recebido um aviso por e-mail alertando sobre o desligamento da conta, volte no ícone dos nove pontinhos e selecione algum dos aplicativos disponíveis.

No Gmail, por exemplo, escreva ou apague e-mails. No Drive, crie, mova ou exclua documentos e pastas. No Meet, faça chamadas de vídeo.

Tudo isso é interpretado como conta ativa para o Google e evita que o cadastro seja excluído.

Faça backup de seus documentos

Se mesmo acessando sua conta e a “reativando” estiver se sentindo inseguro sobre a possibilidade de o conteúdo ser perdido, há opções para recuperar seus arquivos.

No Google Fotos, é possível colocar todas as imagens em um pendrive ou em uma única pasta compartilhada com outra conta, como Outlook (da Microsoft).

A mesma coisa pode ser feita com documentos no Drive, em que é possível colocar outros usuários como administradores de um arquivo.

Com e-mails, a opção mais segura é encaminhar suas mensagens mais importantes para um endereço ativo, de modo que não sejam perdidas.