O governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB), não vai participar do evento convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em memória aos atos do dia 8 de janeiro.  

Ibaneis está com viagem marcada para os Estados Unidos na próxima quinta-feira (28) e vai permanecer no exterior até o dia 15 de janeiro.  

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Após os ataques do dia 8, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afastou temporariamente o governador por conduta “dolosamente omissão”.  

“A escalada violenta dos atos criminosos resultou na invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com depredação do patrimônio público, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional, circunstâncias que somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido, que foi divulgado pela mídia brasileira”, disse Moraes na decisão. 

RELACIONADAS

+ Chefes de segurança se reúnem para discutir cerimônia do 8/1

+ Após afastamento, Ibaneis Rocha quer harmonia entre os três poderes

+ STF determina retorno de Ibaneis Rocha ao comando do Distrito Federal

+ Defesa de Ibaneis pede ao STF retorno do governador do DF ao cargo