O ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (30) a ampliação da imunização contra a gripe em todos os estados do país.

Poderão se vacinar todas as pessoas maiores de 6 meses de idade.

Segundo a ministra Nísia Trindade, a medida é uma resposta ao aumento dos casos de influenza no Brasil. Com a ampliação da campanha, os estados e municípios têm autonomia para definir os públicos, de acordo com seus estoques de vacina.

Ela destacou a importância da medida: “a vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar”.

De acordo com a Pasta, o objetivo é garantir uma maior cobertura vacinal e, consequentemente, uma reduzir as complicações e internações causadas pela gripe.

“A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos e garantir a saúde da população durante as estações do outono e inverno”, informou o ministério.

Nísia pontuou que a região Norte já teve essa vacinação antecipada, em novembro do ano passado, e por isso, não é alvo da campanha.