O Governo Brasileiro lançou nesta sexta-feira (1º), editais com foco em transição energética e descarbonização da indústria e do transporte. O lançamento se deu durante a COP 28, em Dubai. Ao todo são cinco editais dentro do programa Mais Inovação Brasil, e um orçamento de R$ 20 bilhões para financiamento de projetos.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo a página do Ministério de Minas e Energia (MME), que participou ativamente da elaboração dos editais, o objetivo dos editais é impulsionar  empresas para que possam ir além e desenvolver tecnologias de ponta para que o ¨Brasil continue a ter as condições de liderar a transição energética com uma das matrizes mais limpas do mundo¨, diz a nota.

O ministro Alexandre Silveira destaca a integração de três políticas de estado – a Política Nacional de Transição Energética; a nova Estratégia Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação e a nova Política Industrial Brasileira. “Estamos falando de desenvolver o Brasil em novas bases. Estamos falando de colocar o Brasil na vanguarda tecnológica e industrial da transição energética”, destacou.

¨A ciência voltou¨, declarou o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento, Thiago Barral, para quem este foi um dia histórico para a pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil.

De acordo com o secretário Barral, os editais publicados nesta sexta-feira, em especial o bloco de transição energética, estão totalmente alinhados com a política energética do país. “Trata-se de uma grande construção conjunta das prioridades entre MME, MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e BNDES (Banco de Desenvolvimento Econômico e Social), sem precedentes”, lembrou.

RELACIONADAS

+ Silveira destaca ambiente favorável para investimentos no país

+ Ministros discutem sobre fortalecimento do biodiesel brasileiro