A reunião da 30ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) será realizada em Belém, no Pará.
A informação foi anunciada nesta sexta-feira (26) pelo governo federal.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O encontro vai ocorrer em 2025. A novidade foi publicada em um vídeo nas redes sociais do governo federal.
Na gravação o presidente Lula (PT), está acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).
Em janeiro deste ano, a candidatura de Belém foi anunciada pelo governo federal. No vídeo do anúncio, o presidente Lula comemorou a novidade.
“Uma notícia extraordinária para dar ao povo do estado do Pará, para a cidade de Belém e para o Brasil”, disse o petista.
“Eu já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague e o pessoal só fala da Amazônia, só fala da Amazônia. E eu dizia assim: ‘por que, então, não fazer a COP em um estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia? Verem o que são os rios da Amazônia, as florestas da Amazônia, a fauna da Amazônia'”, diz o presidente no vídeo.
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o evento foi confirmado na semana passada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
RELACIONADAS
+ Lula diz a Marina que trabalhará para reverter esvaziamento da pasta
+ Lula convida banda Coldplay para COP 30 no Brasil
O governador do estado, Helder Barbalho destacou que a realização do evento ‘aumenta nossa responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado”.
A Conferência COP 30 seria realizada no Brasil em 2019, mas foi cancelada por restrições fiscais e orçamentárias.