O governo federal vai anunciar nesta quarta-feira (17), em Brasília, iniciativas voltadas às pessoas com deficiência.

Entre elas, a criação do Sistema Nacional de Cadastro da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (SisTEA), que visa facilitar a emissão padronizada da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

O evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente deve incluir na pauta o anúncio do Relatório Final do Grupo de Trabalho sobre a Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência.

O Governo Federal lançou o Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Novo Viver sem Limite) em novembro de 2023, reunindo cerca de 100 ações e investindo R$ 6,5 bilhões em iniciativas para pessoas com deficiência.

As novas iniciativas se juntam a este plano. Além disso, o pacote de anúncios incluirá também a formalização de parcerias e o lançamento de uma consulta pública.

As entregas encerram a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Conferência

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania convocou a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que ocorreu de 14 a 17 de julho de 2024, na capital federal.

Durante o evento, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) e a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD/MDHC) reuniram representantes governamentais e da sociedade civil de todas as regiões do Brasil.

O objetivo foi identificar desafios, debater prioridades e formular políticas inclusivas para garantir direitos em todo o país.

Novo Viver sem Limite

O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi apresentado em todas as conferências estaduais e distrital realizadas neste ano.

Além disso, todos os eixos temáticos estão incluídos no conjunto de ações previstas nesta política pública do governo federal, lançada em novembro de 2023.

Segundo o governo federal, o plano prevê R$ 6,5 bilhões de investimentos nas áreas de gestão, enfrentamento ao capacitismo, acessibilidade e promoção dos direitos sociais.

Até o momento, o novo plano já concluiu 12 das 95 ações anunciadas, em três estados: Piauí, Bahia e Maranhão.

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.