O Governo Federal lançou nesta terça-feira (19), o Plano de Ação do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios. Ao todo o investimento será de R$ 2,5 bilhões.
Segundo a ministra das Mulheres, Cida Gonçalvez, o projeto têm o intuito de capacitar mulheres de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade. A ministra afirma que a medida será essencial para que o governo alcance a meta de feminicídio zero.
“Para prevenir o feminicídio, há várias ações que estão colocadas de educação, de cultura, na questão de garantir as Casas da Mulher Brasileira, os Centros de Referência, garantir qualificação e formação permanente”, disse a ministra.
A ação está sob coordenação do Ministério das Mulheres, que atua em parceria com a Casa Civil e mais 9 ministérios. Entre estes estão o Ministério da Igualdade Racial, Saúde, Justiça e Segurança Pública.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou que o Plano de Ação lançado pelo governo é uma forma de intensificar cada vez mais a luta contra os crimes cometidos contra raças e gêneros.
Uma das prioridades da pasta é fortalecer o diálogo entre as mulheres. Visando cumprir este objetivo foram instalados quatro fóruns. Entre eles estão o Fórum Nacional Permanente para Diálogo da Promoção de Estratégias de Fortalecimento de Políticas Públicas para as Mulheres Quilombolas; Fórum para Promoção de Estratégias e Fortalecimento de Políticas Públicas de Autonomia Econômica e Cuidados com Mulheres da Pesca.
“A partir desse momento, a gente instala uma nova forma de fazer política no Ministério das Mulheres”, concluiu a ministra