O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (12) um plano de expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). A medida vai beneficiar a cidade de Buritis (RO), no Vale do Jamari.

A iniciativa representa um marco para Buritis, que até então não contava com uma instituição pública de ensino técnico ou superior. A expectativa é que com a chegada do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), os quase 28 mil habitantes da cidade não precisarão mais se deslocar para outras localidades em busca de formação educacional.

Atualmente, Rondônia já possui dez campi do Ifro, espalhados por diversas cidades do estado, incluindo Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, São Miguel do Guaporé e Vilhena, além de duas unidades em Porto Velho.

Embora detalhes sobre o número de vagas e os cursos oferecidos em Buritis ainda não tenham sido divulgados, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a importância de priorizar cursos técnicos integrados ao ensino médio.

A construção dessa nova unidade do Ifro é parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os Institutos Federais fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, estabelecida em 2008 com a transformação das antigas escolas técnicas.