Ícone do site Portal Norte

Governo lança consulta pública sobre uso de dispositivos digitais

Entrevista coletiva sobre consulta Pública do uso consciente de tela Digital. Foto Valter Campanato/Agência Brasil

O Governo Federal lançou uma consulta pública, nesta terça-feira (10), para a sociedade opinar sobre o uso consciente de dispositivos digitais por crianças e adolescentes. As ideias devem ser enviadas através da plataforma Participa+Brasil, até o dia 23 de novembro, e serão usadas por especialistas para a elaboração de um guia oficial sobre a temática.

Envie esta notícia no seu WhatsApp

Envie esta notícia no seu Telegram

A iniciativa da consulta é da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) e dos ministérios da Saúde, Educação, Justiça e Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), o objetivo do instrumento, que não terá força de lei, é orientar as famílias sobre o uso saudável dos dispositivos.

“Do nosso ponto de vista, os problemas decorrem do modelo de negócio das plataformas baseado na economia da tensão, em que os produtos são desenhados para maximizar engajamento e o tempo de uso desses dispositivos. Muitas vezes, esses objetivos de mercado estão desassociados do objetivo de bem-estar das crianças e adolescentes. Essa é a questão que a gente precisa tratar de forma equilibrada”, explicou João Brant, secretário de Políticas Digitais da SECOM da Presidência da República.

RELACIONADAS

+ Em Cuba, Lula defende regulamentação de plataformas digitais

+ Influencer é investigado pela prática de rifas digitais em Palmas

Sair da versão mobile