O governador de São Paulo, João Doria, afirmou na manhã desta quarta-feira (18) que o uso de máscaras no Estado, será obrigatório até 31 de dezembro.

De acordo com o governador, será feita uma análise sobre a necessidade do uso do acessório. Ele alertou também que o descumprimento dessa medida ainda será gerado multa, tanto de pessoas sem máscaras, como de comércios que permitirem a entrada.

O secretário estadual de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, garantiu “estamos controlados”

Para o secretário, a estratégia a ser utilizada é apostar na análise genética para avaliar a ocorrência de novos casos de infecção, em especial pela variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia, e finalizar o processo de vacinação com as duas doses na população. 

Segundo ele, a queda do número de casos, internações e óbitos por covid-19 em São Paulo se mantém e a ocupação dos leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) no Estado é de 42%.

Na esteira da adoção de medidas para conter a variante Delta, a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI) de São Paulo, Regiane de Paula, esclareceu que está sendo avaliada a antecipação do novo ciclo vacinal contra a covid-19. No entanto, ela pontua que a medida exige alta oferta de vacinas e consenso entre a equipe do Estado.

Na terça-feira (17), em entrevista à CNN Brasil, Doria afirmou que o Estado ainda analisa a possibilidade de ministrar a terceira dose da vacina Coronavac em razão das novas cepas do coronavírus.