O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou nesta segunda-feira (1º) uma lista de marcas de café torrado impróprias para consumo humano. As amostras apresentaram impurezas ou elementos estranhos acima dos limites permitidos pela legislação.

As empresas responsáveis devem recolher os produtos, seguindo o artigo 29-A do Decreto 6.268/2007. A norma prevê o recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos.

A Operação Valoriza, que ocorreu entre 18 e 28 de março, resultou na coleta de 168 amostras de café torrado. O ministério orienta os consumidores a não consumirem os produtos listados e a solicitarem a substituição conforme o Código de Defesa do Consumidor.

“Aos consumidores que caso tenham adquiridos esses produtos, o ministério orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinados pelo Código de Defesa do Consumidor”, disse a nota.

O ministério orienta a quem encontrar alguma das marcas citadas no comércio, informar o nome do estabelecimento e o endereço pelo canal oficial Fala.BR.

Veja a lista completa das marcas de café impróprias para o consumo.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.