Após o nível de chuvas nos últimos meses aumentar, o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quarta-feira, 6, que a conta de luz no país terá uma redução média de cerca de 20%  a partir do próximo dia 16 de abril, adotando a “bandeira verde” na cobrança.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

De acordo com Bolsonaro, todos os consumidores serão beneficiados. 

Atualmente, o país adota a bandeira de “escassez hídrica”, em vigência desde setembro do ano passado.

Quando anunciada, a previsão era de que a atual bandeira permanecesse em vigor até 30 de abril deste ano, mas o governo decidiu antecipar a mudança da tarifa.

___________________________________

RELACIONADAS

Contas de luz continuam com valor extra

Após aumento na tarifa, campanha dá dicas de como economizar no consumo de luz

Conta de luz fica mais cara a partir de junho, anuncia Aneel

___________________________________

Segundo o presidente, a antecipação do fim da bandeira de “escassez hídrica” foi possível após o nível de chuvas nos últimos meses aumentar e depois de medidas emergenciais. 

Para o governo, o nível de chuvas e as medidas emergenciais permitiram reduzir o acionamento das usinas termelétricas, que são mais caras e poluentes que as hidrelétricas.

“Com a redução da geração termelétrica mais cara e o aumento da produção das hidrelétricas e das demais fontes renováveis, os custos serão menores durante o próximo período seco, que vai de maio a novembro, o que se traduzirá em menores tarifas para os consumidores”, disse o governo.

Bolsonaro concluiu ainda que, “com a manutenção das atuais condições de chuva, a perspectiva é de bandeira verde vá até o final do ano”.

________________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS