As famílias de Beruri, a 173 quilômetros de Manaus, irão receber auxílio de R$ 400, confirmou o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira (4), durante visita ao Amazonas.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O gestor lamentou a tragédia e afirmou que o recurso será destinado individualmente para cada popular afetado, podendo chegar a R$ 800.

“No caso de Beruri, que teve infelizmente uma tragédia e perda de vidas e perda de residências, que o auxílio abrigamento é de 400, podendo chegar a 800 reais por pessoa e é transferido para a prefeitura municipal”, destacou.

Beruri também deve receber kit de medicamentos - Foto: Reprodução/X @geraldoalckmin
Comitiva federal percorreu por comunidades afetadas com estiagem – Foto: Reprodução/X @geraldoalckmin

Na ocasião, Alckmin também anunciou entrega de kits de medicamentos para cerca de 15 mil pessoas no estado.

“No kit medicamentos, cada kit atende 15 mil pessoas, então o pleito deve ser encaminhado ao Ministério da Saúde. Programa mais médicos tem liberado, já devem estar aqui, 240 médicos para Manaus e 540 médicos para o estado do Amazonas. Agora não faltarão recursos”, enfatizou.

Assistência em Beruri

O Governo do Amazonas já distribuiu 150 cestas básicas, cem garrafões de água de 20 litros e 180 frangos, além de 150 kits de higiene pessoal para apoio aos desabrigados e às famílias em situação de risco em Beruri.

No dia 30 de setembro, um desbarrancamento atingiu 45 imóveis, deixou outros 30 em situação de risco e afetou aproximadamente 300 pessoas na comunidade Arumã.

A comunidade fica localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu Purus.

A região possui 67 comunidades onde vivem aproximadamente 5,5 mil pessoas. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) faz a gestão da área

Os trabalhos no local são coordenados pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

A força-tarefa do Governo do Amazonas é composta também por profissionais das Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Saúde (SES), Meio Ambiente (Sema), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Instituto Médico Legal (IML).

RELACIONADAS

+ Bombeiros e Defesa Civil inspecionam margens de rio em Beruri-AM

+ VÍDEO: prefeitura recebeu alerta antes de tragédia em Beruri-AM

+ Como a seca no AM pode estar relacionada ao deslizamento em Beruri?