Nesta segunda-feira, 14, o presidente Jair Bolsonaro editou o decreto que institui o Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Mineração Artesanal e em Pequena Escala (Pró-Mape).

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República disse que o objetivo é dar “nova perspectiva de políticas públicas sobre a atividade garimpeira no Brasil”.

Além disso, o decreto também cria a Comissão Interministerial para o Desenvolvimento da Mineração Artesanal e em Pequena Escala (Comape).

Participam do colegiado o Ministério de Minas e Energia, a Casa Civil e os Ministérios da Cidadania, Justiça e Segurança Pública, Meio Ambiente e Saúde.

_________________________

RELACIONADAS

Sob relatoria do ministro Nunes Marques, STF acumula ações dos partidos Verde e Rede contra autorizações de garimpos na Amazônia

VÍDEO: veja a operação realizada pela Polícia Federal e Ibama no combate ao garimpo ilegal no rio Madeira, no Amazonas

Polícia Federal e Ibama realizam nova operação de combate ao garimpo ilegal no rio Madeira, no Amazonas

_________________________

O texto do decreto 10.966/2022 diz que entre as metas do Pró-Mape figuram “estimular as melhores práticas, a formalização da atividade e a promoção da saúde, da assistência e da dignidade das pessoas envolvidas com a mineração artesanal e em pequena escala”.

Ele define a mineração artesanal e em pequena escala como aquela voltada à  “extração de substâncias mineráveis garimpáveis”. O Pró-Mape deverá ainda promover a sinergia dos atores envolvidos com a atividade garimpeira.

_____________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS