O governo federal decidiu manter a realização do Enem dos concursos em todos o país. No próximo domingo (5), todos os estados e o Distrito Federal realizarão as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU).

Na quinta-feira (2), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) solicitou o adiamento do exame para o estado, que sofre com as fortes chuvas.

“Tenho confiança de que será dado alguma solução pelo governo federal para não punir a população gaúcha que pretendia participar do concurso e que vai ter restrições por conta das condições climáticas”, afirmou.

Após reunião com os ministros e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o exame foi mantido e o ministério da Gestão e da Inovação afirmou que deve oferecer um suporte aos candidatos.

“O governo federal envidará todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos, em diálogo com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes.”

Situação no estado

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública na última quarta-feira (1°).  O governo do estado relatou que as fortes chuvas atingiram mais de 150 municípios, afetando cerca de 72 mil pessoas.

Além disso, mais de 14 mil estão desalojadas, 31 mortos, 36 feridos e 60 moradores das regiões estão desaparecidos.

Enem dos Concursos

O exame é baseado em uma única prova para várias áreas e será aplicado em todo o Brasil. Mais de 6 mil vagas estão disponíveis, divididas em 21 órgãos públicos.