O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), disse que o governo Lula (PT) quer criar uma política conjunta entre Forças Armadas e Polícia Federal para combater o uso de fuzis e outras armas pesadas no Brasil.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A declaração foi feita ao G1 devido à onda de violência que ocorre na Bahia. Rui Costa governou o estado de 2015 a 2022 e no período lançou uma força integrada de combate ao crime organizado.

“Eu conversei com [Flávio] Dino [ministro da Justiça e Segurança Pública] e queremos uma política conjunta da PF e das Forças Armadas para conter fuzis no Brasil e de armas pesadas também. É preciso padronizar os números de crimes para comparação, é isso que defendo, mas claro que os números são uma tragédia em todo Brasil. E piorou muito no governo Bolsonaro, quando teve o liberou geral de armas pesadas, como fuzis”.

A Bahia registrou mais de 40 mortes em confronto com a polícia,em setembro. Desde o início do mês, várias cidades baianas registraram trocas de tiros entre suspeitos de integrar facções criminosas e policiais. 

Após diversos registros de confrontos, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, afirmou que a guerra entre facções é a principal causa da violência no estado e por esse motivo, foram implementadas operações integradas entre as polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal. 

RELACIONADAS

+ Governo desmente fake news de deputados sobre banheiros unissex