O governo federal inaugurou oficialmente nesta segunda-feira (6), seu escritório de monitoramento em Porto Alegre. O espaço, com sede na Caixa Econômica Federal, foi criado para permitir mais agilidade na tomada de decisões, além de uma articulação das equipes federais com as esferas estadual e municipal no socorro às famílias e no processo de reconstrução do estado.
“A pessoa que está lá na ponta, ela precisa da água pra agora, ela precisa do alimento, ela precisa do abrigo, ela precisa da condição de sobrevivência. Isso não é pra amanhã. Isso é pra hoje. E é por isso que nós estamos aqui fazendo essa instalação. Para não perder tempo e a partir de agora já operar de forma ainda mais forte e de forma ainda mais organizada”, afirmou o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta.
“Não adianta só ter o recurso se nós não tivermos a agilidade, a organização e a capacidade de trabalho para fazer com que esse recurso chegue o mais rapidamente na ponta. Essa é a grande tarefa do momento: fazer chegar com rapidez esse recurso”, prosseguiu o ministro.
Para Waldez Góes, presente no evento que oficializou a abertura do espaço, o escritório em Porto Alegre é mais um passo determinante no processo de apoio do Governo Federal ao estado. “Além de toda a articulação nossa entre os ministros, as equipes dos ministros, assessores do presidente Lula, ter um ambiente físico onde isso se encontre, onde cada um que vem de Brasília para tratar da resposta se enxergue nesse ambiente físico é fundamental”, frisou.