O governo deve preparar uma medida para quitar as contas de energia dos moradores do Rio Grande do Sul. A informação foi dada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta quarta-feira (22).
Segundo o ministro, o governo federal vai usar recurso da usina de Itaipu para quitar as contas. O ministro afirmou que a ajuda é uma medida de socorro do governo Lula.
Enquanto a medida provisória não é anunciada pelo governo, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) concedeu prazo de até 90 dias para o pagamento das tarifas de energia elétrica no Rio Grande do Sul.
A Aneel decidiu que as distribuidoras do Rio Grande do Sul não vão poder suspender o serviço de energia por falta de pagamento por 90 dias.
Prejuízo de R$ 1 bi na rede elétrica do RS
Na entrevista, o ministro afirmou que a rede elétrica do Rio Grande do Norte teve prejuízo que ultrapassa R$ 1 bilhão após as enchentes. Segundo o ministro, houve danificação de equipamentos e da infraestrutura.
“Quase 40 ativos foram avariados só na alta tensão. Estamos enviando um grupo especializado em redes subterrâneas que ajudarão a reconstruir duas subestações destruídas”, disse.