O governo junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, quer usar imóveis sem uso nas grandes cidades para habitação social.

Segundo a ministra Esther Dweck, a ideia é aproveitar especialmente edifícios bem localizados.

Ainda hoje, a ministra visitou o projeto Dandara, edifício da União que foi declarado de interesse público em 2013. Atualmente, abriga 120 unidades habitacionais no centro de São Paulo.

Esther Dweck falou acerca da ideia de aproveitar os edifícios bem localizados, segundo ela, os centros são muito importantes, pois já possuem estrutura pronta.

“Os centros são espaços onde você já tem toda a infraestrutura pronta, você reduz o tempo de transporte de uma qualidade de vida sem precedentes. Quem mora no centro de uma cidade, está próximo do seu lugar de trabalho”, disse a ministra.

A reforma do edifício foi proporcionada pela Luta de Cortiços e Moradias, a partir do Minha Casa Minha Vida Entidades. As famílias habitam o local desde 2018 e em dezembro de 2023, receberam as matrículas individualizadas entregues pela Secretaria de Patrimônio da União.

Ainda sobre a utilização de prédios prontos, segundo a ministra ajudariam a reduzir os custos normalmente destinados a construção de novas moradias.